Compartilhe nas Redes Sociais:

O conceito de Kendo
Kendo significa disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da espada (Katana).

Os propósitos da prática do Kendo
Moldar a mente e o corpo,
cultivar um espírito vigoroso,
e, através do treino correto e rígido,
ter por objetivo a melhoria de sua habilidade na arte do Kendo,
estimar a cortesia e a honra,
relacionar-se com os outros com sinceridade
e sempre buscar cultivar a si mesmo.
Isto vai permitir desenvolver a capacidade de:
amar seu país e sua sociedade,
contribuir para o desenvolvimento da cultura
e promover a paz e a prosperidade entre todas as pessoas.

(O Conceito do Kendo foi estabelecido em 1975 pela All Japan Kendo Federation)


A mentalidade do ensino do Kendo e sua explicação

Significado do Shinai

Para a correta transmissão e desenvolvimento do Kendo, devem ser feitos esforços para ensinar a forma correta de manusear o Shinai de acordo com os princípios da espada.

Kendo é um caminho pelo qual o indivíduo cultiva sua mente (self) visando a unificação da mente, espírito e técnica (shin-ki-ryoku-itchi) utilizando o Shinai. O “shinai-espada” deve ser apontado não apenas para o oponente mas também para si mesmo. Logo, o objetivo primário da instrução é encorajar a unificação da mente, corpo e shinai através do treinamento nesta disciplina.

Reiho – Etiqueta

No momento da instrução, deve-se colocar ênfase na etiqueta para encorajar respeito pelos parceiros e nutrir nas pessoas um caráter digno e humano.

Mesmo nas competições é importante manter a etiqueta no Kendo. A ênfase primária da instrução deve ser colocada no espírito e formas do reiho (etiqueta) para que o praticante possa desenvolver uma atitude modesta diante da vida e perceber o ideal do koken-chiai (o desejo de alcançar entendimento mútuo e a melhoria da humanidade através do Kendo).

Kendo vitalício

Durante a instrução, os alunos devem ser encorajados a tomar o máximo de cuidado com aspectos de segurança e saúde e a devotar-se ao desenvolvimento de seu caráter ao longo de suas vidas.

Kendo é um modo de vida que gerações sucessivas podem aprender juntas. O objetivo primário de ensinar Kendo é encorajar o praticante a descobrir e definir seu caminho na vida através do treinamento das técnicas do Kendo. Assim o praticante estará apto a desenvolver uma perspectiva rica na vida e a aplicar a cultura do Kendo, beneficiando-se de seu valor no dia-a-dia através do vigor social ampliado.

14 de março de 2007
All Japan Kendo Federation

* Tradução do “Kendo Shido no Kokoro Gamae” (A mentalidade do ensino de Kendo) e de sua explicação em japonês.

Facebook - Comentários